Assistir e aplaudir o pôr do sol é um hábito na ilha. Lotada de fortes e mirantes, o entardecer é sempre um espetáculo. Em Fernando de Noronha, o sol se põe nas praias do Mar de Dentro, por isso, se estiver em alguma delas é possível presenciar o sol descendo sobre as águas paradisíacas. O pôr do sol no Arquipélago é bonito aonde quer que você esteja, mas claro, tem aqueles lugares na ilha que são especiais. Aqui vão alguns deles:

  • Forte de Nossa Senhora dos Remédios

Um caminho de paralelepípedos cercado por vegetação leva ao Forte de Nossa Senhora dos Remédios. O lugar respira história! Construído no século XVIII, foi palco de muitos acontecimentos. Erguido pelos portugueses sob um antigo reduto holandês, virou base de apoio dos americanos durante a segunda guerra mundial. O forte também funcionou como presídio comum e político na década de 30 até 1942. Suas ruínas são tombadas pelo Iphan e abertas a visitação. A vista não poderia ser mais encantadora: de um lado, os Morros do Pico e Dois Irmãos, do outro o Porto de Santo Antônio. Tudo isso somado às ruínas históricas e ao mar noronhese. Imagine o cenário! Assistir ao entardecer lá é realmente especial.

  • Forte de São Pedro do Boldró

Indiscutivelmente o “Fortinho” é o ponto mais tradicional para encerrar o dia na ilha. Se você pretende fazer o Ilha Tour, é lá que – normalmente – o passeio termina. As ruínas do antigo forte fazem parte do visual e o Morro Dois Irmãos cumpre o papel de deixar a vista ainda mais bela. Chegue cedo! O lugar é disputado e costuma lotar. Além de assistir o fim de tarde, é possível comer e beber no barzinho que fica ali instalado. A música é por conta deles e faz a trilha sonora do espetáculo.

  • Praia da Conceição

As areias da Praia da Conceição são palco do fim de tarde mais animado da ilha. Ver o sol se despedir aos pés do Morro do Pico é de encher os olhos. Com certeza, um dos programas obrigatórios para quem vai a Noronha. Olhe, respire e espere para ver o sol desaparecendo na imensidão do mar.

  • Capela de São Pedro

Um momento literalmente abençoado. Do alto do morro, a capela tem uma visão privilegiada do Porto de Santo Antônio e do Morro do Pico. Sente-se nos degraus da Igrejinha e sinta toda energia que o lugar tem. As nuvens, os barcos no porto, o sol caindo... O silêncio é absoluto e quebrado apenas pelo som dos pássaros que se preparam para o anoitecer. A paz é indescritível!

Por trás da Capela, no Mar de Fora, está a Enseada dos Tubarões. Vale à pena conferir se tem algum “peixinho” passeando por lá.