Desde 1984 fazendo pesquisas acerca das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha, o projeto tem várias atividades de orientação e integração com os animais. 

Todos os dias às 20h, palestras matam a curiosidade dos visitantes. No Museu Aberto da Tartaruga Marinha, turistas e moradores tem a oportunidade de ver réplicas em tamanho natural, exposição de esqueletos, maquetes, vídeos e muito mais. 

Atividades externas são frequentes. Uma delas é a captura intencional de tartarugas, que acontece durante todo o ano nas praias do Porto ou do Sueste. Os pesquisadores entram no mar, capturam os animais e os levam até à praia para remarcação e coleta de dados. É uma oportunidade única de vê-las de pertinho, tirar fotos e fazer perguntas aos pesquisadores. Os horários e dias das capturas estão disponíveis em diversas pousadas ou no Centro de Visitantes. 

Outra programação realizada pelo TAMAR é a abertura dos ninhos. Um acontecimento mágico onde é possível ver o nascimento das tartaruguinhas e sua primeira corrida para o mar. Se estiver na ilha entre dezembro e julho, não deixe de passar na sede do projeto para conferir as datas e horários. 

O centro de visitantes (CV) fica aberto de domingo a domingo das 9h às 22h. A entrada é gratuita e é uma ótima opção de entretenimento.

palestras do projeto Tamar
3ª feira - As tartarugas Marinhas e o Projeto Tamar
4ª feira - Golfinhos Rotadores
5ª feira - Vivendo Noronha
6ª feira - Tubarões
Sábado - As tartarugas Marinhas e o Projeto Tamar
Domingo - Projeto Meros do Brasil
Todos os dias, a partir das 19:00, são exibidos filmes ambientais variados.