Fred Amâncio, (foto acima) assinaram a ordem de serviço para construção da quadra poliesportiva da Escola Arquipélago nessa quarta-feira (4).  O blog Viver Noronha mostrou em março de 2014 parte do teto da quadra caiu e o local ficou interditado até que a cobertura fosse retirada. Na época uma reforma foi anunciada, mas o serviço só deve acontecer agora. O Governo do Estado informa está  planejada implantação cobertura, piso adequado e arquibancadas. Segundo Frederico Amâncio, o investimento será de R$ 842.842,00, verba do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. A iniciativa faz parte do Programa Quadra Viva do Governo de Pernambuco, projeto criado para como objetivo associar o desenvolvimento escolar à prática de esportes. O prazo estimado para a conclusão da obra será de 120 dias. A construção vai ser ser realizada em parceria com Administração da Ilha e a Secretaria de Educação do Estado, executada pela Universo Empreendimentos.

Também foram apresentadas ações de infraestrutura nas instituições educacionais da ilha, como a implantação do Núcleo de Estudo de Línguas da Escola Arquipélago, ampliação do Centro Integrado  Bem-Me-Quer, aquisição de um ônibus escolar e a entrega das obras no alojamento dos professores que trabalham em Noronha. “É um pleito antigo realizar estas ações na ilha. Estamos melhorando os alojamentos dos professores, também tem a ampliação da Creche e a implantação do Núcleo de Línguas. Fernando de Noronha é um destino turístico e estamos investindo nos nossos estudantes para que dominem outro idioma, possibilitando a qualificação profissional dos nossos jovens no mercado de trabalho. A educação é o futuro e vamos investir para melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes”, declarou Luís Eduardo Antunes.

A comitiva da Secretaria de Educação fez uma visita as salas de aula da Escola que foram climatizadas e acompanhou o projeto de robótica desenvolvido pelos alunos. Em seguida, o grupo visitou o Centro  Bem-Me-Quer, que vai passar por uma reforma e ampliação estrutural. “Nessa primeira etapa, iniciamos hoje uma visita a Creche e após dez dias a equipe começa a fazer o projeto. Vamos continuar trabalhando para trazer melhorias à ilha”, informou Fred Amâncio. A comitiva conferiu ainda a  reforma estrutural da casa dos professores, que passou por melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, adequação do piso, conserto do teto e pintura interna e externa. A reforma foi executada pela Administração da Ilha.

 

Fonte