Pense num baiano arretado! O dentista Uilins Palma, de Salvador, está devolvendo o sorriso aos moradores carentes de Fernando de Noronha. O especialista em periodontia que atua também em reabilitação oral já faz tratamentos gratuitos e doa próteses na Bahia. “Eu sempre procuro comunidades carentes onde a população não tenha condição econômica para fazer este tipo de tratamento”, contou. O profissional, que acompanha os trabalhos sociais da Ong Noronha Eu Amo Eu Cuido,   resolveu oferecer o mesmo serviço para os moradores da ilha. A Ong fechou a parceria e o dentista está realizando a entrega das próteses no Hospital São Lucas esta semana.

 

Estão sendo doadas 20 próteses para 12 pacientes, ação que é a segunda fase do trabalho que começou no mês de abril. Naquela época o dentista atendeu as pessoas que passaram por cerca de 90 procedimentos, como a moldagem e  confecção da base de prova. Os pacientes foram escolhidos seguindo levantamento  feito pelo setor de Saúde da Administração de  Noronha. “A prioridade foi escolher as pessoas desdentadas e idosos sem condições financeiras para adquirir uma prótese. Nós temos dificuldade em trazer para a ilha profissionais desta especialidade e o material também é muito caro. Foi muito bom ter o trabalho voluntário do dentista Uilins Palma”, analisou o técnico em Saúde Bucal do Hospital São Lucas, George Gomes.

 

A ação na ilha conta com apoio da Ong Noronha Eu Amo Eu Cuido e da aAdministração do Distrito. Além do sorriso dos pacientes,  o trabalho também rende satisfação para o dentista. " Eu confecciono as próteses com meus recursos, cada próteses pode custar entre R$ 900,00 e R$ 2500,00. É um trabalho social que faço para ajudar as pessoas,  percebo um reconhecimento muito grande dos pacientes, eu recarrego as energias.  Isso me dá muito prazer”  finalizou o dentista Uilins Palma.

 

Fonte