O Governo do Estado está anunciado, Fernando de Noronha vai  contar com conectividade banda larga para acesso gratuito de moradores e turistas à Internet, denominada de Noronha Connect. O serviço será possível  por conta do contrato firmado com o consórcio PEConectado. A assinatura da ordem de serviço foi realizada nessa segunda-feira (25) pelo administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes, com a empresa Vectra Consultoria e Serviços, representada pelo gerente de negócios Erick Grapiúna Prazeres. A empresa tem trinta dias para implantar a rede de WiFi em nove pontos estratégicos de Noronha.

 

O acesso à Grande Rede sempre foi um dos principais questionamentos dos visitantes da ilha. “Este serviço vai ser uma contribuição significativa para turistas do mundo todo. A Ilha a partir de agora terá um grande suporte de Internet. Será um marco para Fernando de Noronha como destino turístico”, afirma o administrador , Luís Eduardo Antunes.“O WiFi é muito mais que acesso à Internet. Vai existir uma base de dados com informações dos usuários, onde será possível ver o que cada um necessita. Com isso, pode ser oferecido para o turista o melhor suporte para a estadia dele na ilha, com dicas de novos roteiros, passeios etc.”, comentou o gerente de negócios da Vectra, Erick Grapiúna.

 

O PEConectado ficará responsável por instalar rotadores, pontos de acesso, softwares e demais componentes necessários para o funcionamento da banda larga. “Noronha possui peculiaridades por ser uma comunidade insular. A partir do momento que oferecemos um acesso estruturado à Internet, de boa qualidade, fornecemos condições de modificar positivamente a história da Ilha”, disse o diretor ide Tecnologia, Orçamento e Finanças da Administração  Fernando de Noronha,  Rodrigo Valença. “Em época de crise econômica tivemos que buscar alternativas para viabilizar o projeto. Os links atualmente já utilizados pela Administração receberão um reforço de 6MB a 10 MB, dependendo da necessidade, e serão compartilhados através de load balance (balanceamento de carga), garantindo, assim uma navegação tranquila e de alta velocidade”, completou.

Atualmente é possível acesso limitado nas proximidades do Palácio São Miguel, na Vila dos Remédios. Agora a Administração do Distrito divulga os pontos que devem estar conectados.

 

Pontos de conectividade do Noronha Connect:

Palácio São Miguel, Museu Noronhense (Complexo do Cachorro), Praça Parque Noronha, Praça Flamboyant,  Aeroporto, Porto de Santo Antônio,  Forte,  Praça Biblioteca Digital, .Bairro dos Três Paus.

 

Fonte.