O equipamento está no Aeroporto (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

O Aeroporto de Fernando de Noronha recebeu a doação de um Papa Cartão, equipamento capaz de triturar cartões plásticos que serão  reciclados. Todo visitante do Parque Nacional Marinhoutiliza um cartão, que é o ingresso para entrada na unidade de conservação. A empresa que fornecedora deste material para EcoNoronha (concessionária dos serviços do Parque), resolveu doar o equipamento para o aeroporto. “A gente percebeu que nem todo mundo tinha o cuidado no descarte desses cartões. O material foi adquirido na ilha e estava sendo descartado no continente. Os cartões já são produzidos por material reciclado, mas a gente quer fechar o ciclo”, falou Camila Belo, profissional da empresa que doou o equipamento.

Os cartões usados no Parque contam com os dados do usuário, mas  não podem ser reutilizados. A ideia é destruir, para inviabilizar o acesso a esses dados, e reaproveitar o material na produção de novos produtos, como cadernetas que são feitas com 24 cartões. “Nós criamos um programa de logística reversa de cartão pós consumo. Nós recolhemos os cartões que produzimos, e também   de outras empresas, além de crachás. O nome, a tarja magnética e o chip são destruídos. Nós processamos e produzimos uma chapa para criação de  um novo produto, como cadernos. O plástico é 100% reciclável, o cartão precisa ser destruído” afirmou Renato Soares de Paula, da empresa RS de Paula que doou o equipamento.

“Achei interessante a iniciativa e resolvi utilizar, eu iria descartar o cartão de acesso ao Parque Nacional Marinho no lixo comum”, disse a turista Aline de Barros (foto acima) , que aprovou utilizou o Papa Cartão

 

Quarta-feira, 18/05/2016, às 09:11, por: Ana Clara Marinho  Fonte: Clique aqui