O mês de novembro é marcado pelo movimento mundial chamado Novembro Azul, que ajuda a reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A administração de Fernando de Noronha, por meio da superintendência de Saúde, realizará uma programação especial em comemoração à campanha entre os dias 11 e 26 de novembro. Na ocasião, a ação terá o horário estendido para que os homens possam ter acesso após o expediente de trabalho.

O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata. De acordo com o superintendente de Saúde do Distrito, Fernando Magalhães, o evento tem grande relevância para a população masculina da ilha, pois ressalta a importância da prevenção da doença. “Reforçamos a campanha Novembro Azul pela falta de hábito que os homens têm de frequentar o urologista, por questões culturais, diferente do Outubro Rosa, onde as mulheres já estão acostumadas a irem ao ginecologista, ao menos uma vez por ano”, afirma Fernando.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física, podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos, segundo o superintendente. “Graças ao Novembro Azul, mais homens estão tomando consciência da necessidade do cuidado com a própria saúde, quebrando preconceitos, como os mitos que envolvem o popular exame de toque”, diz Fernando.

A ação promoverá palestras com dentista e clínico geral, consultas médicas, testes rápidos, vacinação, aferição de PA (pressão arterial) e HGT (exame que mede o nível de açúcar no sangue), nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Entre os dias 21 e 26 de novembro, terão consultas com urologistas no Hospital São Lucas, e a marcação será por ordem de chegada, a partir das 8h.

Serviço

11/11 – Consultas médicas, testes rápidos, vacinação, aferição de PA e HGT
Palestra sobre câncer bucal e tabaco com odontóloga Vanessa Melo Lacerda
Público-alvo: homens
Local: USF das 17 às 21h

12/11 – Consultas médicas, testes rápidos, vacinação, aferição de PA e HGT
Palestra com Pedro Bertoco sobre câncer de próstata, pênis e testículo
Local: Universo às 19h

14/11 - Consultas médicas, testes rápidos, vacinação, aferição de PA e HGT
Palestra com Pedro Bertoco sobre câncer de próstata, pênis e testículo
Local: Corpo de Bombeiros às 19h

21, 22, 25 e 26 de novembro - Consultas com urologistas
Local: Hospital São Lucas - a partir das 8h.