Durante quatro dias, Fernando de Noronha será invadida pela primeira edição da Onda Sustentável, que consiste em um período de ações e eventos voltados à sustentabilidade na ilha. O evento vai ter diversas ações, com destaque para os concursos de boas práticas entre pousadas, empresas de mergulho e de passeio, bares e restaurantes e de limpeza nos bairros, que premiará o bairro que promover a maior limpeza e tiver melhor pesagem de resíduos volumosos e recicláveis recolhidos.

Haverá ainda o Circuito do Lixo, onde crianças da CIEI Bem-Me-Quer, estudantes da Escola Arquipélago e interessados em geral terão a oportunidade de conhecer a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) e ver como o resíduo chega ao local, sua separação e o que é feito com as frações orgânicas e recicláveis. Na ocasião, os visitantes poderão tirar dúvidas com os trabalhadores da UTRS, que serão homenageados pelos serviços prestados na limpeza urbana e pelo cuidado ambiental dispensado ao Distrito.

Outras atividades estão programadas no horário noturno, como trilha com observação do céu, cinema na praça, com o filme “Oceanos de Plástico”, show na Concha e sunset na Praia da Conceição. Na programação diurna, estão previstas ainda feira de alimentos e artesanato e aula de yoga e meditação ao ar livre. Segundo Daniele Mallmann, superintendente de Meio Ambiente, “a Onda Sustentável tem por objetivo despertar na população e nos turistas o cuidado ambiental e compromisso com o futuro da Ilha, além de promover a reflexão em torno do consumo, estimulando a adoção de hábitos mais amigáveis ao meio ambiente”.

O administrador da ilha, Guilherme Rocha, diz que este é o momento para as pessoas se conscientizaram ainda mais com o futuro do planeta. “Queremos fazer de Noronha um exemplo sustentável, com medidas importantes, como o decreto Plástico Zero. Tenho certeza que dentro de alguns anos o arquipélago dará novos passos no combate à poluição por plásticos, por isso a Onda Sustentável é um convite para a reflexão em torno de algo maior, que é o futuro da ilha”.

Durante o evento, aberto a todos, que vai acontecer entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, os participantes que carimbarem o passaporte da onda sustentável com presença em, pelo menos, três atividades, serão contemplados com um kit Noronha Plástico Zero, composto por ecobag, copo e canudo retornáveis.

Texto: Ney Anderson