Um mutirão de coleta de resíduos foi realizado no sábado (26), no bairro de Floresta Nova, em Fernando de Noronha. Na ação, promovida pela Universo, empresa responsável pela limpeza urbana, foram recolhidas 13,9 toneladas de lixo. Ao todo, foi coletada 1,5 tonelada de lixo domiciliar.

O mutirão também retirou móveis e eletrodomésticos sem uso, totalizando 6,9 toneladas. A empresa realizou, ainda, poda das árvores, resultando na remoção de 5,5 toneladas. Vinte e dois trabalhadores atuaram no mutirão. Foram utilizadas seis roçadeiras, um caminhão carroceira, um trator coleta, uma caçamba e uma retroescavadeira.

Os profissionais envolvidos no trabalhado também aproveitaram para divulgar o decreto que proíbe a entrada de descartáveis na ilha. Também foram repassadas informações de separação dos resíduos. A Administração da Ilha promete implantar a coleta seletiva nos próximos meses.

Os organizadores acreditam na mudança de comportamento em Fernando de Noronha . “Aos poucos, os moradores estão colaborando e começaram a ficar confiantes nas ações”, afirmou o gerente da Universo, Edgar Amaro Júnior.

Veja a programação dos mutirões:

  • 2 de fevereiro – Floresta Velha 
  • 9 de fevereiro – Vila do Trinta 
  • 16 de fevereiro – Boldró e vicinais 
  • 23 de fevereiro – Porto de Santo Antônio 
  • 9 de março - Quixaba, Estrada Velha do Sueste e região.

 

Fonte: https://glo.bo/2BbUALE