Se você pretende visitar Noronha, certamente já deu uma pesquisada na internet e passou algumas horas vendo fotos. É inegável a beleza do lugar, que costuma figurar na lista de praias mais bonitas do mundo com frequência.

 

Além disso, a proteção ambiental garante que durante os passeios você sempre "esbarre" com animais como tartarugas marinhas, golfinhos e até tubarões. Em Noronha, o turismo segue a linha sustentável e visa conscientizar os visitantes sobre a importância da proteção ambiental.

 

Preparamos algumas dicas do que Noronha tem de mais legal. Veja abaixo:

  •  Buraco do galego

Localizado na praia do Cachorro, o Buraco do Galego é uma formação rochosa que preenchida pela água do mar forma uma espécie de "banheira" natural. A profundidade permite que os mais aventureiros se joguem do alto das pedras, mas atenção: há relatos de pessoas que se machucaram ali.

O acesso só pode ser feito na maré baixa, por isso consulte a tábua de marés para saber o melhor horário para a visita.

 

  • Snorkel no sueste

Se você quer ver os animais marinhos, mas tem medo do mergulho com cilindro, uma ótima opção é o mergulho com snorkel na praia do Sueste. Ali, você pode alugar o equipamento necessário por R$ 25. 

O passeio só vale na companhia de um guia, que cobra em média R$ 50 por pessoa. Vários deles ficam esperando os turistas próximos ao ponto de controle de acesso. O guia não só é especialista em achar os animais na água, como pode te puxar pelo mar com auxílio de uma boia caso você canse.

É quase certo que você vá encontrar tartarugas, polvo, lagostas, peixes e até tubarão pelo caminho.

  • Captura científica do Tamar

O Projeto Tamar tem uma filial em Noronha e é quem supervisiona toda a desova de tartarugas na ilha. No Centro de Visitantes eles dão palestras sobre a vida marinha, mas é na praia que os turistas podem ver o trabalho mais legal.

Semanalmente, os biólogos do Tamar fazem captura científica nas praias do Porto e do Sueste. Os turistas podem acompanhar todo o processo da areia enquanto recebem mais informações sobre a vida das tartarugas.

Os mergulhadores ficam cerca de 40 minutos na água. Quando encontram alguma tartaruga, levam ela para a areia, onde medem seu tamanho, checam seu peso e seu estado de saúde bem ali na companhia dos visitantes. As crianças adoram.

Fonte: https://glo.bo/2Gx63sU