O administrador da ilha, Guilherme Rocha, e o chefe do ICMbio, Felipe Mendonça, discutiram o assunto

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, reuniu-se com o chefe do Núcleo Integrado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Felipe Mendonça, nessa quarta-feira (11). O novo gestor do distrito solicitou a aprovação do órgão ambiental para a obra de balizamento e iluminação da pista do aeroporto da ilha. Após o serviço, o aeroporto só será usado à noite para realização de voos de emergências médicas. O representante do ICMbio afirmou que a solicitação pode ser atendida.

“Nós somos de acordo com a obra para atender voos de emergência médica. No projeto que recebemos não há a indicação que a obra seria realizada para salvaero. No projeto apresentado a iluminação noturna possibilita voos comerciais. Isso nós não concordamos, principalmente por conta do impacto ambiental no ecossistema com as luzes acesas ao longo dos 365 dias do ano”, falou Felipe Mendonça.

O chefe do Chico Mendes informa que o projeto deve ser alterado, garantido que as luzes sejam apagadas após os voos emergenciais. “Se a solicitação for refeita nós aprovaremos. Caso o aeroporto seja usado para voos comerciais nós acionaremos os dispositivos para evitar isso”, finalizou Mendonça.

O administrador Guilherme Rocha garantiu que o projeto será alterado para atender as exigências dos órgãos ambientais para realização da obra

 

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2018/07/12/obra-no-aeroporto-de-fernando-de-noronha-para-voos-noturnos-de-emergencia-tem-aprovacao-do-icmbio.ghtml