O santo é o protetor dos pescadores

Os fiéis de Fernando de Noronha reuniram-se nesta sexta-feira (29) , na Capela do Porto de Santo Antônio, na missa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores e navegantes. A celebração contou com a presença de moradores e turistas. O ato religioso foi realizado antes da barqueata, que é tradicional na ilha.

Depois da missa, a imagem do santo foi levada em procissão até o cais, onde foi embarcada no Orion. De um lado, cantos religiosos, do outro lado, barco enfeitados e ao som de brega e muita gente dançando.

A procissão marítima teve início com a participação de cerca de 30 barcos de pesca, passeio, mergulho e até canoa havaiana. As embarcações seguiram até a Cacimba do Padre, onde aconteceu um dos momentos mais marcantes do evento. Desafiando o mar revolto, o barco Feliz Navegante passou entre os Morros Dois Irmãos, para delírio de quem participou da aventura e também de quem assistiu (confira vídeo abaixo).

Feliz Navegante passa pelo Morro Dois Irmãos

Concluída a travessia, as embarcações retornam ao Porto de Santo Antônio, onde é servida gratuitamente a tradicional peixada. “Para preparar a peixada nós usamos 160 quilos de atum, no pirão utilizamos 15 quilos de farinha. Eu fico feliz em fazer o prato que minha avó preparava com tanto amor, estou emocionada”, disse Leandra Teixeira, neta de Dona Pituca, moradora tradicional que ajudou a criar o evento.

Quem participou a festa São Pedro aprovou o evento. “A festa está muito boa, maravilhosa, os organizadores estão de parabéns”, falou o guia turístico Franklin Bezerra. “A festa foi uma beleza, da melhor qualidade, lembro do meu pai, meu avô, muito bom”, disse a pousadeira Cleide Souza.

"Eu participei da procissão, sabíamos da festa e estou gostando muito”, contou a turista de Curitiba Juci Heitzweber. “Noronha dá um show, nós que somos da Igreja Católica ficamos satisfeitos em ver a comunidade unida para louvar a Deus, essa festa é a cara da ilha”, comemorou o coordenador do Ministério da Música, João de Souza.

https://g1.globo.com/am/amazonas/ao-vivo/post/fernando-de-noronha-teve-barqueata-em-homenagem-a-sao-pedro.ghtml