Nesta sexta-feira (15)  começaram as inscrições para a Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno), que em 2016 chega a 28ª edição. Os interessados em participar da disputa oceânica devem acessar o site da prova, www.refeno.com.br. Este ano a partida da Refeno vai ser realizada no dia 24 de setembro, a partir do meio dia. Os veleiros vão sair da região em frente ao Marco Zero, na capital pernambucana,  área externa do Porto do Recife.  A chegada é no Mirante do Boldró, em  Noronha.

Para participar da festa do mar é bom ficar ligado, o número de embarcações é limitado em 100 veleiros. O período de inscrição segue até o dia 22 de setembro, ou até o preenchimento de todas as vagas. O valor inicial da taxa  para quem efetuar o pagamento até o dia 31 de maio é de R$ 550,00, por pessoa. Podem se inscrever barcos nas classes ORC, RGS, Mocra, Multicasco Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.

Os veleiros vão percorrer um total de 298 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros de distância entre a partida e chegada. Criada há 28 anos, a Refeno é considerada a primeira regata oceânica do Brasil. Em 2015, a embarcação gaúcha Camiranga, comandada por Eduardo Plass, ganhou o troféu Fita Azul pela segunda vez consecutiva com direito a quebra de recorde entre os monocascos. O veleiro completou a travessia em 20h26min37.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/comeca-inscricao-para-regata-recife-fernando-noronha.html