Um flutuante auxiliar passou a ser utilizado nesta quarta-feira (28), no Porto de Santo Antônio. O equipamento está sendo usado como apoio para o embarque e desembarque dos turistas que fizeram passeio de barco, pescaria e mergulho em Fernando de Noronha. O píer de passageiros foi danificado no último final de semana, depois da chegada de ondas fortes na ilha.

Nessa terça-feira (27), os visitantes tiveram que embarcar para os passeios pela areia da praia. Apesar da operação precária, a solução implantada nesta quarta foi considerada melhor para os clientes. “É bom, melhor que embarcar pela praia, ao menos posso fazer o passeio”, disse o turista Djalma Lopes.

Para quem trabalha na operação, é preciso cuidado redobrado com os clientes. “Nós fazemos o embarque com atenção para garantir a segurança dos visitantes”, contou José Oliveira. “É possível fazer o serviço, é preciso paciência. Eu orientei toda equipe que trabalha comigo para ter cuidado redobrado, principalmente com os turistas idosos e as crianças”, contou Sérgio Morais.

O píer de passageiros passou por uma reforma e foi inaugurado em novembro de 2016 pelo Governo do Estado. Na época a Administração da Ilha informou que foram investidos 80 mil reais no serviço. O atual administrador do distrito, Plínio Pimentel, afirmou que escadaria danificada deve ser recuperada nos próximos dias.

As equipes que fazem operações no Porto de Santo Antônio estão em alerta, com a possibilidade da chegada de um swell, fenômeno natural que deve causar ondas de mais de três metros de altura. A previsão é que o mar fique revolto a partir desta quinta-feira (1) e o pico do swell deve acontecer na sexta-feira (2). Casos as previsões se confirmem, os passeios de barco e mergulho devem ser suspensos por segurança.