A Praia do Boldró, em Fernando de Noronha, ficou lotada de moradores e turistas. Nesse domingo (25), o Projeto Tamar fez a primeira abertura pública de um ninho de tartarugas nesta temporada. “É o primeiro ninho aberto ao público, já nasceram outros dois ninhos, mas agora a gente está tendo a oportunidade de fazer o evento aberto. É  uma tarde animada, pegamos um dia de sol depois de muita chuva na ilha”, falou o pesquisador do Tamar, Felipe Bortolon.

A Polícia Militar, que ajudou a organizar o público, estimou que cerca de 500 pessoas participaram do evento. As tartaruguinhas foram liberadas, mas acabaram sendo recolhidas porque as aves ameaçam devorar os filhotes. Depois que o perigo passou, ou melhor, voou para outras áreas, cerca de 100 tartarugas foram soltas e correram em direção ao mar.

Para muitos turistas, essa foi a primeira vez que tiveram a chence de ver  o nascimento das tartarugas. “Eu achei lindo, emocionante. É minha primeira vez em Noronha e a primeira vez que vejo uma tartaruga tão perto”, disse Juliana Brandeli. “Eu trouxe meu filho e minha esposa, foi um espetáculo da natureza, isso é inesquecível “, coutou Fabrício Padilha. “Foi um momento único, foi maravilhoso, eu já tinha visitando Fernando de Noronha várias vezes, mas foi a primeira vez que vi a abertura de um ninho de tartaruga”, comemorou Elionete Padilha.

Para o Projeto Tamar essa é a oprortunidade  de ampliar os trabalhos de educação ambiental. “É um momento de sensibilização, com essas atividades conseguimos resgatar um pouco da consciência ambiental. Nós podemos falar da importância da proteção da natureza”, finalizou Felioe Bortolon.