Na próxima terça-feira (29),  a Igreja Nossa Senhora dos Remédios vai ser elevada a categoria de paróquia. O ato será comandado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na missa solene em homenagem a Senhora dos Remédios, padroeira de Fernando de Noronha que será festejada nesta data. Com a mudança, a capela deixa de ser ligada à Igreja da Madre de Deus, no Recife, para se tornar independente.

Dentro do ritual da missa em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios vai ser realizada a leitura do Decreto de Ereção Canônica, oficializando a criação da Paróquia e também a posse do pároco, padre Flávio José. A partir, o principal templo católico da ilha se tornará a 128º paróquia ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife.

“Elevar a igreja dos Remédios aos status de Paróquia foi uma razão canônica, para dar mais liberdade ao padre. Lá tinha tudo para se tornar independente, com mais autonomia pastoral, além de ser um estímulo para a comunidade”, disse Dom Fernando Saburido. A data da mudança escolhida por ser importante dentro do calendário das celebrações católicas. “Nós estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul. Emancipar a igreja Nossa Senhora dos Remédios é uma forma também de celebrar o Ano Mariano, no dia da padroeira da ilha”, informou o arcebispo.

Padre Flávio José, que está há quatro anos em Fernando de Noronha, e é o responsável por celebrar as missas na ilha e avaliou a alteração no status “Isso é muito importante porque é o resultado do trabalho pastoral realizado em Noronha. Como fruto, a igreja se destaca sendo transformada em paróquia, para o melhor atendimento espiritual dos seus fieis”, declarou o padre.

Com essa decisão, a paróquia vai ter total autonomia para desenvolver projetos sociais que já estão nos planos do padre Flávio, como oficinas de música para as crianças e atividades para os casados. Além disso, o número de missas e sacramentos vai ser expandido.

A Igreja dos Remédios é o principal templo católico de Fernando de Noronha teve a construção iniciada em 1737 e concluída em 1772.  Em 1789 o templo foi ligado à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (Igreja da Madre de Deus), no Recife.  Já a festa de Nossa Senhora dos Remédios foi institucionalizada em 1947, por decreto do Major Mário Fernandes Imbiriba, então governador do Território Federal Militar, que instituiu o dia 29 de agosto como o Dia da Padroeira, fazendo dessa data feriado distrital na ilha, com festas religiosas e profanas. 

Fonte:http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/igreja-dos-remedios-de-fernando-de-noronha-vai-se-tornar-paroquia.html