Na tarde desta segunda-feira (15) técnicos da  Fiocruz Pernambuco, Secretaria de Saúde e Administração da Ilha liberaram mais um lote de três mil mosquitos Aedes aegypti esterilizados com radiação gama. Os insetos machos foram soltos em quatros pontos da Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, e fazem parte de um projeto piloto que busca o controle natural do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A pesquisa está sendo feita pela Fiocruz e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“O Aedes aegypti é transmissor dessas três doenças tropicais e o fato  da comunidade científica trabalhar em nosso território em uma pesquisa de tanta importância nós dá muita satisfação. Nós não medimos esforços para apoiar esta ação. Fechamos um acordo com Instituto Chico Mendes para autorização desta pesquisa em Noronha e o resultado deste trabalho vai beneficiar a população de todo o Brasil e do mundo”, avaliou o administrador de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Antunes, que participou a soltura dos mosquitos.

“A coordenadora do projeto, a pesquisadora da Fiocruz PE Alice Varjal, garante que não existe risco para o meio ambiente da ilha. “Esta técnica, ambientalmente segura, não gera nenhum resíduo químico ou tóxico. O risco é apenas para o mosquito, é uma auto eliminação. No momento que liberamos os machos modificados eles vão acasalar com as fêmeas normais e essas fêmeas não vão produzir descendentes. Isso traz outras vantagens, como por exemplo reduzir o esforço operacional para reduzir o mosquito”, afirmou a pesquisadora.

Esta foi a décima soltura dos insetos em Noronha, o trabalho começou em dezembro. Os primeiros resultados podem ser divulgados em um mês. Até agora já foram liberados 30 mil mosquitos. “Nos vamos fazer uma avaliação desta área pesquisada para depois liberar em toda a ilha. Vamos ver qual é o efeito para fazer a expansão”, falou  Alice Varjal.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/combate-ao-aedes-aegypti-mosquitos-esterilizados-com-energia-nuclear-sao-liberados-em-noronha.html