Publicada em 14 de março de 2017
A Justiça Federal de São Paulo suspendeu nessa segunda-feira (13), a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permitiria às companhias aéreas cobrar pelo despacho de bagagem dos clientes. A decisão beneficiou passageiros de todo Brasil, incluindo Fernando de Noronha. Para os representantes dos moradores da ilha a alteração no transporte de malas atingiram o dia a dia da comunidade. Muitos moradores aproveitam as viagens ao continente para abastecimento de gêneros alimentícios.
“É de suma importância a isenção da bagagem, o transporte aéreo é o único que existe na ilha, isso não é um luxo, é uma necessidade dos moradores. As empresas que operam em Noronha até sinalizam com a possibilidade de manter o benefício como acordo, mas é melhor que a decisão esteja respaldada na lei, espero que a Justiça mantenha a decisão”, afirmou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Júnior.
A mudança nas regras para o transporte de malas entraria em vigor nesta terça-feira (14). Com a limiar em vigor as normais atuais continuam, todos os passageiros têm a franquia de 23 quilos de bagagens.