Esta semana foram comemorados os 60 anos do  acordo de cessão de Fernando de Noronha , este documento  possibilitou a instalação do Posto de Observação de Teleguiados na ilha. O decreto publicado previa trocas de tecnologias e equipamentos entre o Brasil e os Estados Unidos, um fato importante da história do mundial. Para marcar a data o cônsul dos Estados Unidos no Recife,  Richard Reiter , esteve em Noronha. O representante do Governos dos EUA  esteve a biblioteca pública e fez a doação de 50 livros em português e inglês, discos e ainda 20 flautas para os estudantes da ilha. Richard Reiter  também contou história para os alunos do Centro Integrado Bem-Me-Quer. O cônsul visitou ainda as ruínas existentes da passagem dos americanos na ilha, esteve na usina de produção de energia solar, que conta com apoio dos Estados Unidos, participou de audiência com o administrador do Distrito, Luís Eduardo Antunes e  o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Richard Reiter e conselheiros distritais também assistiu a uma palestra da historiadora Grazielle Rodrigues, que falou da   presença americana em Fernando Noronha.

“Nossa parceria é de longo prazo, temos orgulho disso.  Estamos observando projetos de educação, energia renovável e meio ambiente. Eu fiz mergulho, caminhei na ilha, o local é lindo, gostei muito da visita”, falou o cônsul Richard Reiter.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/consul-dos-estados-unidos-comemora-os-60-anos-da-presenca-americana-em-fernando-de-noronha.html