Este sábado (28), tem desta de encerramento das Férias Ecológicas de 2017. A comemoração vai ser realizada na Praça do Boldró, a partir das 16h, e contará com a apresentações do grupo Maracatu Nação Noronha, a garotada também vai mostrar o que aprendeu nas oficinas de Circo, Capoeira e Música. O vendedor ambulante "Gostosinho" foi contratado para distribuir lanhes para as crianças.

Este ano as turmas das Férias Ecológicas participaram de atividades como customização da farda e caneca (cada criança recebeu uma para diminuir a utilização de copos plásticos); confecção de brinquedos educativos como o “vai e vem”, feito apenas com garrafa PET e barbante; passeio de barco para observar os golfinhos; e, alvorada com os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador para vivenciar um dia de monitoramento dos mamíferos  na Baia dos Golfinhos.

A equipe formada por educadoras ambientais e monitores preparou atividades específicas para cada faixa etária durante as semanas, desde o início do mês.  “Eu participei a primeira vez em 2009 como aluna e gostei bastante. Tanto que depois resolvi colaborar como monitora do programa Férias Ecológicas. Eu gosto muito de participar da iniciativa. A parte que mais gosto é a do passeio de barco porque acredito que quando as crianças veem de perto os golfinhos rotadores, ficam mais sensibilizadas e entendem melhor a importância da conservação e proteção ambiental”, explicou Amanda Silva,  graduanda em Ecologia.

Protagonistas de Noronha

Como o tema deste ano foi “Protagonistas de Noronha”, em cada uma das semanas, a criançada participou de um bate-papo com moradores ilha que são considerados ícones nasáreas que atuam. Quem abriu a rodada de palestras foi Dona Nanete, referência na cultura de Fernando de Noronha e fundadora do grupo Maracatu Nação Noronha. O encontro teve cantigas e danças de roda. Já na Praia do Porto, a criançada sentou na areia para ouvir as histórias de Orlando Souza, presidente da Associação de Pescadores de Noronha. A vida difícil no mar e as famosas “histórias de pescador” encaram as crianças. Quem também foi convidado para compor o quarteto de “Protagonistas de Noronha” foi Domício Cordeiro, ex-administrador da ilha,   hoje o segundo noronhense mais antigo com  seus 68 anos de idade.  O encerramento foi por conta de Dona Zefinha, uma das empresárias mais antigas de Noronha, com 92 anos, que desfilou sabedoria e bom humor. “Eu sou muito alegre, viu? Não tem tristeza comigo não”, afirmou Dona Zefinha.

Férias Ecológicas

O programa Férias Ecológicas é uma ação tradicional de Educação Ambiental do ICMBio e do Projeto Golfinho Rotador, com o patrocínio da Petrobras com o Programa Petrobras Socioambiental. A programação no período de folga os estudantes foi criado em 1990. "Além do eficiente trabalho de conscientização ambiental das Férias Ecológicas, este programa traz sua ocupação saudável para as crianças nas suas férias escolares, justamente quando seus pais mais estão ocupados com os serviços turísticos", afirmou o analista ambiental do do Instituto Chico Mendes, José Martins, CMBio que é organizador de 18 das 24 edições das Férias Ecológicas realizadas. As Férias Ecológicas 2017 aconteceram durante todo o mês de janeiro contou com a participação de 98 crianças de 5 a 13 anos, além de 13 monitores de 14 a 18 anos. As turmas foram divididas por faixa etária: 1ª semana 5 a 7 anos; 2ª semana 8 e 9 anos; 3ª semana 10 e 11 anos e 4ª semana 12 e 13 anos.  As atividades foram realizadas por três educadoras ambientais com o apoio dos jovens monitores e de pessoas da comunidade que se identificam com a proposta e se dispõe a ajudar. As crianças se divertiram e aprenderam fazendo arte nas camisetas e canecas, assistindo vídeos, caçando tesouros, ouvindo histórias de figuras ilustres de Noronha e participando de muitas brincadeiras em grupo. O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio.

 

Festa Férias Ecológicas 2017

Dia: sábado (28 de janeiro)

Local: Praça do Tamar/ICMBio  - Boldró -  Fernando de Noronha

Entrada gratuita16h - Brincadeiras 

17h - Abertura 

17h30 - Apresentação maracatu 

18h - Apresentação dos "gritos de guerra" 

        Entrega de brindes 

18h20 - Contação de história 

19h - Apresentação musical 

19h20 - Circo

19h50 - Encerramento

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/festa-marca-o-encerramento-das-ferias-ecologicas-de-fernando-de-noronha.html