As empresas locais apoiam a campanha, a ilustração acima foi produzida pela Atalaia Turismo

Começam nesta quarta-feira (26) os exames de ultrassonografia de mama  e endovaginal que podem ser feitos pelas mulheres de Fernando de Noronha. A ação faz parte das atividades  do projeto  "Outubro Rosa". A programação está sendo promovida em pareceria pela Administração da Ilha e a Organização Não Governamental Noronha Eu Amo Eu Cuido, que está disponibilizando os equipamentos e especialistas para o trabalho.

Uma triagem já foi feita pelos profissionais do Posto Saúde da Família Dois Irmãos,  até sábado (29) devem ser feitos 50 exames por dia. “As mulheres da ilha vão ser examinadas no Hospital São Lucas, caso seja necessário serão feitas as biopses”, informou a coordenadora de Saúde do Distrito, Rebeca Dias. Quem não participou das triagem ainda pode tentar um encaixe, para isso é preciso procurar o setor social da Administração do Distrito e solicitar marcação do exame.

Desde o dia 17 de outubro está sendo promovida uma programação especial que tem o objetivo de conscientizar as mulheres da necessidade de se prevenir contra o câncer de mama e a importância do autoexame.  Foram realizadas palestras sobre sexualidade, métodos contraceptivos e DST's (doenças sexualmente transmissível) e ainda atividades com o grupo de gestantes da ilha, que receberam  dicas amamentação.

O  grupo de idosos teve informações da necessidade da prevenção à neoplasia (crescimento de tumor), nas mulheres acima de 60 anos de idade. Foram feitas ações  como a “Blitz da Mulher, com a distribuição de rosas e chocolates e informações dos cuidados preventivos com a saúde feminina.

 

 

 Fonte